BMTE

A Belo Monte Transmissora de Energia – mais conhecida como BMTE – é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha de Transmissão (LT) 800 kV Corrente Contínua (CC) Xingu/Estreito e demais instalações associadas.

O sistema de transmissão de energia em ultra alta tensão (800 kV) possibilita a redução da perda de energia em relação aos demais processos de transporte existentes.

Este sistema se apresenta como o mais viável para longas distâncias, como é caso da Linha de Transmissão da BMTE, que interliga parte da energia gerada na Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu/PA, até a região Sudeste do Brasil.

Desde dezembro de 2017, a BMTE transmite energia capaz de atender a

22 milhões de pessoas

Os componentes da BMTE

As Estações Conversoras (EC), também chamadas de Subestações de Energia (SE), transformam a corrente elétrica, de forma a integrar a energia transmitida ao sistema brasileiro.

Os Eletrodos de Terra mantem o equilíbrio da corrente elétrica durante o processo de transmissão de energia iniciado no Xingu, no Pará, até Estreito, em Minas Gerais.

O Sistema é composto por três linhas de transmissão: 01 Linha principal, de ultra alta tensão, interligando as Estações Conversoras, e 02 Linhas de menor potência, interligando as Estações Conversoras aos Eletrodos de Terra.